segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Desofrer

Podia ser um erro de digitação, mas é um neologismo, uma nova palavra a ser adicionana ao dicionário: desofrer.

Desofrer: Verbo. Ato de deixar de sofrer.

Conversando mais uma vez com Ana nas noites de plantão jornalístico, caímos em uma conversa aleatória sobre gostar das pessoas e sofrer por causa disso. Ou seria de não gostar das pessoas e fazê-las sofrer por isso? Não posso falar com certeza, mas o que importa é que criamos um novo verbo: desofrer. Falávamos de gostar de alguém e de como esse sentimento nos muda. Nós, que somos seres autossuficientes, não nos adaptamos bem a isso. Saímos da nossa zona de conforto e perdemos o controle, virando adolescentes apaixonados de um filme da Sessão da Tarde ou de um romance de Shakespeare.

Meu livro favorito de Shakespeare é "Sonho de Uma Noite de Verão". Nele o real e o mítico se misturam em uma noite onde todos os amores são possíveis. Pensando sobre isso, quero ler o livro de novo, pois me dei conta de que não me recordo do final! Sei que é muito bom, é uma leitura simples e gostosa, como eu espero que seja o amor.

De qualquer maneira, voltando ao desofrer, acho que ele foi pensado para representar fases em que precisamos deixar o sofrimento de lado, largar ele pra lá e focar no que tem de bom pela frente.

Para de sofrer. Para desofrer.

2 comentários:

  1. focar no que tem de bom pela frente. é isso.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente eu acho que seria "Dessofrer"! hahahahaha...
    Mas as vezes, eu acho que precisamos parar de sofrer por antecedência.
    Muitas vezes por já termos sentido a dor de um amor perdido, temos medo de viver um novo amor ou simplesmente medo de gostar de alguém. E aí sofremos por antecedência... e antes mesmo de termos sentido algo realmente bom por alguém, resolvemos parar de sofrer uma dor que na verdade nunca existiu.

    ResponderExcluir