domingo, 18 de março de 2012

Shame

Mais uma vez fui ao cinema sozinho. Old habits die hard. Desta vez assisti a um filme chamado "Shame", mas ainda não tenho uma opinião formada sobre ele. O filme tem uma coisa que muito me agrada, o final por sua conta. Sabe quando na última cena do filme o ator fica naquela incerteza de agir? Quando o filme acaba e deixa o resto pra sua imaginação? Pois então, "Shame" segue essa linha, então ponto pra ele.

Eu fui assistir ao filme na última sexta-feira. Foi muito por acaso, não tinha planejado nem passar no shopping no dia, mas acabei resolvendo enquanto voltava da aula. Cheguei ao cinema às 14:00h e o filme começava quinze minutos depois, então acabei comprando sem nem pensar muito. Entrei na sessão sem muitas expectativas pr'aquilo que eu ia encontrar, tudo que eu sabia era que era um filme sobre um cara que era viciado em sexo.

Logo de cara me surpreendi, pois o filme contém cenas de nudez frontal femininas e masculinas, e isso é algo raro em filmes que entram em cartaz. Assim como "Tão Forte, Tão Perto", achei o filme cansativo, mas dessa vez o final não me surpreendeu, não me deixou sem palavras como o outro. Ainda assim, o filme tem seus pontos altos, sendo um deles um threesome mais pro final, onde as coisas são bem explícitas.

O que mais me chamou a atenção, como sempre acontece, foram as entrelinhas, e já adianto que se você não assistiu ao filme e pretende, não leia o resto. Vamos por partes.

1) Irmão surpreende irmã no banho criando uma situação cômica.
2) Irmã dorme com chefe do irmão.
3) Irmã deita na cama do irmão pra dormir com ele, mas é expulsa.
4) Irmão é flagrado no banheiro enquanto brinca.
5) Irmãos brigam.
6) Irmã tenta se matar enquanto irmão está no threesome após ter ido a uma boate gay.

Esses seis fatos são marcantes nas entrelinhas do filme, pois embora nada aconteça, fica aquele sentimento de que todo o distanciamento dele em relação a ela era devido ao desejo de estar com ela, só que não apenas no sofá assistindo a um desenho qualquer.

Seja como for, ainda não sei se acabei de digerir completamente o filme. Sei que não consigo falar bem nem mal dele. O comportamento do personagem principal é tão cheio de significado e tão vazio que chega a surpreender! No momento em que ele finalmente se deita com alguém que se importa com ele, nada acontece, apesar do desejo e do vício, ele não é capaz de levar o ato em diante, mandando a mulher embora para se saciar minutos depois com uma prostituta.

Mind blowing, somehow...

Nenhum comentário:

Postar um comentário