quarta-feira, 21 de março de 2012

Frankenstein

Cada pessoa que conhecemos nos marca de alguma maneira. Logo na primeira vez que vemos alguém temos uma impressão, seja ela boa ou má, e já passamos a julgá-la, mesmo sem conhecê-la. Assim somos nós. Interagimos com pelo menos uma pessoa nova a cada dia, o trocador do ônibus, a atendente da loja, o motorista de táxi, a vendedora do boteco copo sujo. Pra eu, que sou professor, isso é elevado. Um professor novo, a secretária de uma unidade diferente, um aluno que vem assistir minha aula.

Sem dúvida alguma, as pessoas que mais nos marcam são aquelas com as quais convivemos, seja por um mês ou por toda a vida. Com o passar do tempo, vamos absorvendo um pouco de cada uma delas, angariando manias, trejeitos, formas de falar. Vamos mudando de acordo com quem conhecemos. Pegamos um pouco da essência de cada uma dessas pessoas e assim construímos o que somos. Esse post fala um pouco de cada uma das pessoas que são ou foram absorvidas por mim em até 7 linhas.

#1 Já nos enxerguei mais próximos. Já cheguei a achar que te conhecia, mas hoje percebo que existe um vazio onde imaginava sua história. Apesar de te ver constantemente, não sei o que se passa na sua vida. Não sei de quem você gosta, o que comeu ontem no almoço, não sei se se apaixonou no último ano. Não que isso seja um defeito, mas suas falas são vazias no que diz respeito a você. Não sei da sua primeira vez e nem quando foi a última. Somos amigos, disso não tenho dúvida, mas não te conheço.

#2 Você sorri quase tão abertamente quanto eu. Você brinca com coisas sérias. Você machuca na sua inconstância. Não há dúvidas, gosto de você, pois acho que você é o mais próximo que tenho de um reflexo de mim mesmo. Você é deslumbrante, e nisso não há sequer uma pessoa que discorde, mas você é indecisa, não sabe se bate ou se afaga, não sabe se quer ou o que quer! Na verdade, talvez você saiba e não queira assumir, ou talvez saiba e não queira assumir pra mim. Talvez.

#3 Você é de câncer, mas podia muito bem ser Virgem. Brinca com os homens como se fossem meninos, ou na verdade os homens se fazer meninos para brincar com você? É divertido estar ao seu lado, te ver desempenhando suas 1001 funções. É divertido te ver tomar a liderança de tudo e sair resolvendo os problemas do mundo. Te vejo gostando de quem não te quer, brincando com quem te quer, enviando sinais tortos até mesmo para quem estava na hora errada e no lugar errado! Se eu pudesse te far um conselho, seria o seguinte: Saia da rotina!

#4 Já nos vi próximos, depois afastados, depois próximos, depois mais próximos, depois em continentes diferentes, depois tão próximos que sufocava, mas era bom. Você é uma pessoa fantástica e, tenho que admitir, madura. Digo mais, acho que de todas as pessoas aqui, talvez você seja a que eu mais vi amadurecer e mudar e ainda assim manter o que te faz você. Nem sempre concordamos, mas ainda assim somos amigos, estamos aqui pro mau e pro pior ainda.

#5 Seu sotaque me mata. Produção, de onde você surgiu mesmo? Até outro dia eu não ia muito com a sua face, e de repente estou rindo com você e já temos piadas internas! Como disse um amigo, "até que um dia ela falou 'oi!', e todo mundo viu que você existia"!

#6 Gosto de você, já gostei mais do que gosto hoje, mas de alguma maneira nós nos perdemos no meio do caminho. Não sei em qual esquina nós tivemos aquela briga , mas foi ali que paramos de nos entender, de nos conectar. Queríamos a mesma coisa e ainda assim os caminhos para chegar até ela eram completamente diferentes. Você é uma das pessoas mais bonitas que conheço, e o que mais me chama atenção não é o físico. Adoro a forma com a qual o seu cabelo se assenta nos seus ombros, o timbre da sua voz e seu estilo duvidoso...

#7 Tudo se resume a um olhar. Não precisamos de mais que isso e, em algumas vezes, não precisamos nem disso. Talvez, só talvez, você seja quem mais me conhece, pois não existem barreiras. Entre nós as informações fluem, é como se fosse um bluetooth ligado o tempo todo. Não existem dirty little secrets entre nós, pois na verdade os secrets já deixaram de existir. Te digo uma coisa: Across the Universe é um filme fantástico!

#8 Você fala demais, incomoda as pessoas ao seu redor, sabe ser inconveniente. Você interrompe conversas. Você não fala sobre a sua vida, not really. Você sempre tem a razão, não importa o quão errado esteja, e sempre tem a última palavra, nem que seja "concordo". Mesmo com tudo isso, somos um bom time. Mesmo com toda a sua chatice, somos amigos! Você é inteligente, te dou isso, pra não falarem que fui seco.

#9 Nunca me imaginei seu amigo, e ainda assim hoje nos damos mais que bem. Conversamos sempre, falamos da vida, xingamos as pessoas. Não te imaginava uma pessoa tão rica e fazia piadas com seu nome antes mesmo de falar com você. Eu sempre soube que tínhamos algo em comum, mas nunca achei que fossem tantas coisas! Se podemos nos surpreender com as pessoas, você foi uma surpresa boa!

#10 Você é inconstante. Você tem uma idéia de mim que já não corresponde à realidade. Você também amadureceu, mas algumas vezes me pego pensando se é verdade ou se você só finge muito bem. É sempre divertido estar com você, mas sempre sinto que existe algo no ar, que nenhum de nós é 100% real.

#11 Ou você não me conhece ou conhece bem demais, não consigo decidir. Acho que a recíproca é verdadeira. Algumas vezes eu acho que te entendo, outras fico confuso ao tentar te decifrar. Você é uma pessoa importante pra mim e gosto de ouvir seus conselhos. Gosto do som da sua voz e da segurança de estar perto de você. Somos diferentes, mas acho que nos completamos. Top 5.

#12 Você é menina e mulher. Você é complexa e simples! Não consigo de descrever bem, mas sei que gosto de você de graça. Não somos grandes amigos, mas temos um carinho recíproco. Você é extremamente encantadora, mesmo que não seja especialmente bonita. Gosto de conversar com você, de ouvir suas opiniões sobre como o ser humano está perdido e, na maioria das vezes, de me identificar com grande parte das críticas que você faz. No fim das contas, não é a reciprocidade que vale?

#13 Te vi de costas na porta da sala vestindo azul e algo mudou. "É você?", foi o que pensei. Quando te vi de frente, me frustrei um pouco, mas logo me animei de novo. Você é inteligente, tem um charme que é fora do comum. Cruzar com você nos corredores é um prazer secreto! Tenho seu telefone, mas nunca vou discar o número; o bom é saber que ele está ali, pra ser usado em um momento estratégico ou apenas pra fantasiar...

#14 Somos amigos, temos amigos em low places, xingamos mulheres, falamos mal de pessoas aleatórias, queremos ficar ricos, jogamos video games, conversamos sobre zumbis, usamos o português de maneira inapropriada só porque a gente quer e sua mãe nos considera nerds, precisa de mais?

#15 Você talvez seja a mais inconstante de todas as pessoas. Você é confusa com aquilo que sente, tem muitos amigos and still manages to feel alone. Você tenta agradas àqueles ao seu redor, é gentil e gosta de dar conselhos, pena que não sabe seguí-los. Isso me impressiona, na verdade. Você pode resolver os problemas do mundo inteiro, menos os seus. Acho que talvez o problema esteja na sua inabilidade de praticar o que diz e de perdoar.

#16 Uma música da Katy Perry fez todo o sentido depois de passar tempo com você. Rimos juntos e ficamos assistindo as horas passar. Foi fugaz, mas bom!

#17 Te vi esses dias andando pela rua. Você continua chamando minha atenção. Trocamos algumas palavras e foi isso, cada um seguiu seu caminho. Você foi a inspiração do post sobre o tesão! Dou aula pra algum parente seu, ou pelo menos o sobrenome é o mesmo!

#18 Te conheci a pouco tempo, mas algo em você me atrai. Nosso primeiro contato foi caótico, mas com o tempo as coisas melhoraram. Tem algo no modo como você fala as palavras que eu acho kinda cute. Ainda quero te conhecer melhor, mas acho que esse não é o melhor momento pra nenhum de nós! Talvez seja só algo carnal mesmo, e se for, conhecer pra que, não é mesmo?!

Será que em 10 anos eu vou lembrar quem são essas pessoas?

Um comentário: