segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

The Sun

A esperança, de acordo com o dicionário Michaelis, quer dizer "1 Ato de esperar; 2 Expectativa na aquisição de um bem que se deseja; 3 Aquilo que se espera, desejando". Hoje mais cedo vi alguém questionando aquela frase "mas é claro que o sol vai voltar amanhã" devido ao mau tempo em Belo Horizonte. Randomicamente comecei a pensar em como tantas vezes relacionamos o sol com esperança, como dizemos que ainda existe um sol acima do céu nublado.

A esperança é subestimada. As pessoas se apegam a ela quando tudo está ruim, só a procuram quando não têm mais ao que recorrer, algo como "não estudei nada mas tenho esperança de ir bem na prova" ou "não tenho um pingo de preocupação com minha saúde, comi gorduras por 57 anos e 8 meses sem pudor algum e agora que fiz um exame de sangue tudo vai dar certo, afinal, a esperança é a única que morre, não é mesmo?". Ok, os exemplos são atípicos, mas quando é que algo fez sentido no meu mundo?!

Me chame de otimista, mas eu acredito que o sol está lá, mesmo que a gente não o tenha visto nos últimos dias. Afinal de contas, você vê o oxigênio ou o amor caminhando por aí? Nós devíamos esperar mais sempre, esperar mais das pessoas, esperar mais do mundo. É fácil deixar nossas expectativas baixas e nos contentar com o mínimo, como passar com 60 quando se pode ter 100. Como amar pela metade quando se pode amar por inteiro.

Não adianta a esperança sem o esforço, sem o trabalho. É como pedir a São Longuinho que te ajude a achar algo e deitar esperando que ele entregue em mãos. Ainda assim, acho que escolho a esperança. Escolho os dias de sol a pino e os dias nublados, os dias de verão e os de tempestade, pois todos eles trazem a promessa do que vem depois!

Um comentário:

  1. Eu prefiro acreditar que o que vem depois será a minha grande surpresa. Sem esperanças não nos decepcionamos. E eu, sinceramente, não tenho visto o amor por aí. Mas, tudo bem, pode ser que não só o tempo esteja nublado, mas eu também.

    ResponderExcluir